EDUCOMUNICAÇÃO - O QUE É ISTO?
Donizete Soares*
Quando
falamos em Educomunicação, estamos nos referindo a um campo de pesquisa, de
reflexão e de intervenção social, cujos objetivos, conteúdos e metodologia são
essencialmente diferentes tanto da Educação Escolar quanto da Comunicação
Social.
Investigar
os fundamentos desse campo, discutir as inter-relações dos vários tipos de
saberes que se fundem na Educação e na Comunicação constitui os principais
objetivos teóricos desse novo campo. O que sentem e pensam as pessoas de si
mesmas, dos outros e do mundo que as rodeia, não importando idade, sexo, credo
ou condição social, por sua vez, são os conteúdos trabalhados na
Educomunicação.
Mas o que
a particulariza em relação às outras ciências – e sem delas se desconectar,
evidentemente – são os procedimentos adotados em relação ao fim a que ela se
destina. O que é singular nesse processo, do nosso ponto de vista, é o tipo de
gestão a ser adotado.
Se
entendermos por método os caminhos escolhidos pelo sujeito em
suas tensas e contínuas relações com o objeto na busca do conhecimento e
na construção dos saberes, a metodologia adotada na Educomunicação caracteriza-se
não pelo interesse em respostas supostamente definitivas para os problemas que
diuturnamente se nos apresentam, mas pelo aguçamento das contradições... Se
entendermos por fim algo sobre o qual se tem clareza – as ações são pautadas
pela intencionalidade – então, alterar a realidade em que se
vive é o objetivo principal da Educomunicação.
* Donizete Soares é professor
de filosofia e diretor do INSTITUTO GENS DE EDUCAÇÃO E CULTURA – http://www.portalgens.com.br
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