segunda-feira, 11 de junho de 2012

Educação Corporativa

Em plena Era da Informação, transformar as informações em conhecimento passa a ser uma vantagem competitiva para a organização, contribuindo de forma significativa para a criação de novos produtos e serviços, para diversificar mercados e para encantar clientes. Num ambiente em que todos têm acesso à informação, o segredo das empresas bem-sucedidas é conquistar as pessoas que têm conhecimento, motivá-las, recompensá-las e retê-las na organização.
A educação corporativa representa a força motivadora das pessoas modernas, capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e modificá-la continuamente em nome da competitividade e do sucesso. Ela favorece a inteligência e a busca da excelência no desempenho da organização, que, por sua vez, objetiva o alcance de resultados satisfatórios.
É absolutamente necessário que as empresas desenvolvam seus talentos para que tenham mais competitividade e melhores resultados nos negócios. O ponto crítico do desenvolvimento de talentos está na aplicação do conhecimento, e não apenas na sua geração, visto ser a sua aplicação que produz os resultados esperados.
A postura voltada à aprendizagem contínua é algo intrínseco do indivíduo, um processo de constante crescimento e desenvolvimento pessoal, mas cabe às organizações criarem condições favoráveis para que ela se manifeste, e aos gestores assumirem sua responsabilidade no processo, lhe provocando o desejo de aprender, conhecer e transformar o trabalho e a carreira.
No final dos anos 80, muitas empresas viram o prazo de validade do conhecimento reduzir radicalmente e começaram a perceber que não mais podiam depender das instituições de ensino superior para desenvolver sua força de trabalho, surgindo um verdadeiro surto de interesse na criação de suas próprias universidades corporativas, com o objetivo de obter um controle mais rígido do processo de aprendizagem.
As organizações estão investindo em educação como forma de assegurar a própria sobrevivência no futuro, e as universidades corporativas lideram o caminho, fazendo experiências com o aprendizado à distância, formando parcerias com universidades locais e internacionais e criando frentes de armazenagem eletrônica para que a aprendizagem ocorra no computador pessoal de cada colaborador.
A Educação Corporativa apresenta uma análise detalhada das soluções educacionais que as empresas estão desenvolvendo tanto para funcionários quanto para clientes, parceiros, fornecedores, buscando assegurar que todos os integrantes da cadeia de valor possuam as qualificações necessárias ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Por gentileza, ao postar um comentário, favor informar o seu nome e endereço de e-mail.